Situação perigosa para o fim-de-semana em Portugal Continental

02-10-2010 10:21

Venho assim por este modo comunicar a todos os visitantes, e desde já os meus siceros obrigados pelas vistas assíduas, que o tempo para o fim-de-semana, em especial e essencilamente a partir da noite deste Sábado estará mais instável, com ocorrência de chuvas moderadas em todo o país, com menos intensidade no Sul e mais no Minho.

 

Assim, está prevista a ocorrência de chuvas moderadas a fortes, em especal no Norte e Centro e incidindo essencialmente no Minho e Douro Litoral, com vento moderados a fortes, sendo fortes a muito fortes com  rajadas na casa dos 100km/h no Litoral Norte e terras altas do Norte e Centro.

 

Esta situação meteorológica é devida o aproximamento de um cavado a Norte da galiza com advecção na borda Este do mesmo e depois na noite de Sábado, dia de domingo e parte de SEgunda a passagem de uma frente fria de moderada a intensa actividade associada a uma baixa de pressão. A frente dirige-se para Este, começando a afectar directamente o MInho na noite de Sábado(hoje). Este Domingo, a NW da Galiza, uma perturbação alimentada numa advecção tropical, avança velozmente para Este, cruzando a Galiza na tarde de Domingo.

Esta perturbação tornar-se-à dominante absorvendo a frente fria na manhã de Domingo, formando uma linha ocluida que poderá gerar precipitação intensa(40 a 80mm ou mais nas terras altas)

 

Previsão baseada na análise do membro stormy do fórum português MeteoPtMais informação em meteopt.com e meteo.pt